No último sábado, 27 de setembro de 2025, a Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul (SRRS) realizou dois importantes eventos na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em Porto Alegre, reunindo associados e colegas em um dia de integração científica, institucional e social.
A manhã iniciou com a Assembleia Geral Extraordinária, que contou com a presença de 37 sócios. O ponto central da pauta foi a apreciação e votação do novo Estatuto da SRRS, que foi aprovado após ampla participação dos associados. O encontro foi também uma oportunidade de reforçar a transparência da gestão e alinhar os próximos passos da sociedade.
Encerrando a parte da manhã, os associados participaram de um churrasco de confraternização, oferecido pela SRRS, que proporcionou momentos de integração e troca entre colegas antes do início da programação científica da tarde.
Na parte da tarde, ocorreu a segunda edição do REUMATEC, que reuniu 40 participantes, entre sócios e não sócios, em uma programação científica diversificada e de grande relevância para a prática reumatológica, abordando a união entre a inteligência artificial e saúde, além de soluções tecnológicas para doenças crônicas.
A programação iniciou com o painel “IA em Confronto: Uma Análise Comparativa da Interpretação de Artigos Científicos e de Casos Clínicos por Diferentes Modelos”, presidido por Dra. Jussara Bohn, moderado por Dr. Daniel Araújo. Os palestrantes foram Dra. Letícia Silveira, reumatologista da Santa Casa de Porto Alegre, e Dr. Mateus Pádua, reumatologista e preceptor do ambulatório de artrite reumatoide da Santa Casa de Porto Alegre.
Na sequência, ocorreu o Simpósio Satélite Novartis, com a palestra “A Epigenética nas Doenças Imunomediadas”, ministrada pela Dra. Carla Saldanha(Hospital Ernesto Dorneles e Santa Casa de Porto Alegre).
O segundo painel trouxe o tema “A IA em Evolução: Testando Limites, Construindo o Futuro e Aprendendo a Questionar”, presidido por Dra. Melissa Bisi e moderado por Dr. Fernando Neubarth. O debate contou com exposições de Dra. Renata Cruz (advogada e especialista em proteção de dados e cibersegurança) e Dr. José Goldim (bioeticista, coordenador do Núcleo e Comitê de Bioética Clínica do HCPA).
Após coffee break patrocinado pela Abbvie, encerrou-se a programação científica com o debate “ReumatologIA: Quem está na frente em termos de IA? – Lúpus vs Artrite Reumatoide vs Espondiloartrites”, presidido pelo Dr. Ricardo Xavier e moderado pela Dra. Nádia Schiavo. Defenderam seus respectivos temas: Dr. Thiago Willers (Lúpus, Santa Casa de Porto Alegre), Dr. Claiton Brenol (Artrite Reumatoide, UFRGS e SBR) e Dra. Tamara Mucenic(Espondiloartrites, Hospital Moinhos de Vento).
A Diretoria da SRRS agradece aos colegas que participaram e prestigiaram as atividades, bem como ao apoio institucional dos patrocinadores, que tornaram possível a realização deste dia tão especial: Lilly, AbbVie patrocinando nossas reuniões mensais e Novartis e Sicredi patrocinando o Reumatec.
Seguimos juntos, fortalecendo a integração, a ciência e a valorização da reumatologia no Rio Grande do Sul.
Diretoria SRRS



























